terça-feira, 29 de maio de 2012

 

Dia Mundial da Energia
Uso racional é o melhor amigo do meio ambiente

Criado em 1981, em uma iniciativa da Direção Geral de Energia (em Portugal), o Dia Mundial da Energia é comemorado em 29 de maio. A data foi instituída para sensibilizar a população e os líderes mundiais para a necessidade de pouparmos energia e para a promoção das energias renováveis.

Fonte: http://www.ambiencia.org/site/wp-content/uploads/2010/05/Dia-Mundial-da-Energia.jpg
Jornal Folha da cidade 29/05/2012 pg 9

sexta-feira, 25 de maio de 2012

25 de maio. Dia da Indústria


ISAAC ASIMOV (02/01/1920 – 06/04/1992)


"A SORTE FAVORECE SÓ A MENTE PARADA"
                             Isaac Asimov

Isaak Yudovich Ozimov, escritor e bioquímico estadunidense, nasceu em Petrovichi shtetl, perto de Smolensk, na Rússia. Com três anos de idade, Isaac e seus pais imigraram para os Estados Unidos, fixando moradia no Brooklyn, Nova York.
A obra mais famosa de Asimov é a série da Fundação, também conhecida como Trilogia da Fundação, que faz parte da série do Império Galáctico e que logo combinou com sua outra grande série dos Robots.
Também escreveu obras de mistério e fantasia, assim como uma grande quantidade de não-ficção. No total, escreveu ou editou mais de 500 volumes e aproximadamente 9 mil cartas ou postais.
·  Asimov foi reconhecido como mestre do gênero da ficção científica e, junto com Robert A. Heinlein e Arthur C. Clarke, foi considerado em vida como um dos "Três Grandes" escritores da ficção científica.
·   Em 1981, um asteróide recebeu seu nome em sua homenagem, o 5020 Asimov.
· O robô humanóide "ASIMO" da Honda, também pode ser considerada uma homenagem indireta a Asimov, pois o nome do robô significa, em inglês, Advanced Step in Innovative Mobility, além de também significar, em japonês, "também com pernas" (ashi mo), em um trocadilho linguístico em relação à propriedade inovadora de movimentação deste robô.

Isaac Asimov também colaborou muito
para o cinema!
Seus livros deram origem a filmes como “O Homem Bicentenário”, dirigido por Chris Columbus, - estrelado por Robin Williams e “Eu Robô”, dirigido por Alex Proyas - estrelado por Will Smith.
· Em outros filmes também atuou como assessor e roteirista.
·    Uma de suas colaborações mais conhecidas foi em "Star Trek: O filme", dirigido em 1979 por Robert Wise com qualidade de consultor especial científico. 

VENHA CONFERIR AS OBRAS DE ISAAC ASIMOV NA NOSSA BIBLIOTECA!